quinta-feira, 21 novembro, 2024
InícioEntrevistas"Eu gostaria que o Brasil produzisse mais coisas do gênero" comentam Luciana...

“Eu gostaria que o Brasil produzisse mais coisas do gênero” comentam Luciana Paes e Thati Lopes sobre a comédia de roadtrip movie Saideira; confira bate-papo

Em Saideira, as atrizes Thati Lopes e Luciana Paes se unem nessa comédia nacional que faz uma verdadeira viagem pelo interior do Brasil. É o famoso filme de comédia roadtrip, ou filme de estrada, onde os personagens se unem para uma viagem, onde o destino final não é bem o foco e sim, a jornada que percorrida.

A dupla interpreta duas irmãs, Penelope e Joana, que não se viam há anos, e embarcam numa inusitada caça ao tesouro em busca de uma preciosíssima cachaça que receberam de herança. 

Já tendo trabalhado em outros projetos de comédia, as duas bateram um papo com o site sobre o longa, as gravações em cidades mineiras e ainda contaram outras curiosidades sobre o filme em cartaz nos cinemas.

Thati Lopes e Luciana Paes são irmãs em busca de herança na comédia Saideira; confira tudo que sabemos do longa

Thati Lopes e Luciana Paes em cena de Saideira. Foto: Elo Studios.

Em uma cenas do filme, as duas irmãs chegam na mística São Tomé das Letras e acabam por cruzar com um ET só que de plástico. Como foi gravar com esse tipo de objeto?

Luciana Paes: Ele desinflava muito!

Thati Lopes: Olha era muito difícil [Risos] Ele desinflava muito. Ele furava. Por que eu fiz [muitas cenas] com ele correndo ali no canavial. Eu corria muito com ele. E então, pô, tinha que ter ET para para caramba.

Luciana Paes: E dava problema no som, por que ele fazia um mini barulhinho. Tipo de bexiga. Mas faltou a gente ver um ETzinho de verdade em São Tomé das Letras né?

Thati Lopes: Nossa muito, procurei muito. E ter esse momento em São Tomé das Letras foi muito legal. Por que é isso. Era ET para todo canto, todo lado, e tipo “Ah lá é o centro energético da Terra e tudo mais” e realmente lá tem uma energia diferente. Eu senti sim, e isso que eu sou super cética, não sou da coisa da energia, mas eu sair de lá e falando: Nossa esse lugar é diferente.

Isso nos leva para a nossa próxima pergunta. O filme se passa por diversas cidades brasileiras que eu imagino que vocês e a equipe do filme passaram para gravar as cenas de Saideira. A pergunta é: ajuda viajar para esses locais e gravar o filme por lá? Estando nessas cidades a rotina de vocês muda completamente em função do filme e desses personagens, certo? Isso ajuda a ficar mais no personagem? 

Thati Lopes: Nossa ajuda muito mais! A gente se vira, a gente se mistura muito mais, como Penelope e Jo, Thati e Luciana. É muito mais legal. A gente já teve uma experiência de estar em Minas fazendo uma novela, eu e Luciana, a mesma novela, em 2019, e não tinha cidades cenográfica, a gente tinha que ir para Minas todo mês para fazer! Só que com a equipe do Rio e era diferente sabe?

A gente tava lá agora essa imersão de quando a gente chegou em Minas e fez a preparação e tudo, a gente vivia ali. Então na folga a gente ia para cachoeira junto, a gente jantava junto, aí no outro dia, tava a gente fazendo a cena naquela cachoeira que a gente foi, então era foi uma uma imersão assim de estar ali com esses personagens que você vê na tela sabe? Foi realmente muito, muito junto assim para mim.

Luciana Paes: A própria viagem em si, ela vai transformando a gente também, né? Porque a gente vai passando por essa cidades e até o fato de você tá meio que 100% para isso, né? Acaba uma diária, tudo que você pode fazer é jantar e ir dormir. Então, a gente não tinha muito uma vida pessoal para voltar, era quase como se fosse uma uma coisa só assim, né? Um grande evento…. Você tá num trem que não para mais né? Você tá num ônibus que não para mais, esse road trip movie na tela, também, foi um road trip nas nossas vidas assim, né? Tipo, você não tem tanto essa separação da sua vida, porque você não não volta para coisas conhecidas é tudo desconhecido o tempo inteiro.

Quanto tempo vocês ficaram nas gravações no total?

Thati Lopes: Dois meses!

Luciana Paes: É foram dois meses!

Thati Lopes: E foi ótimo por que a gente realmente teve esse tempo de preparação mesmo, de chegar em Minas e fazer um trabalho de mesa, de ler, de falar sobre as situações, e o que, você acha disso, de levantar questões, a gente teve cenas de exercícios de improviso. Então conversamos muito, eu sei que é uma coisa que acontece muito em filme de comédia e que a gente fez sabe com as situações ali delas mais dramáticas e tudo. Então teve uma um carinho um cuidado do diretores de trabalhar essa parte de fazer realmente essa dramédia, acontecer.

Luciana Paes: É engraçado, porque o Brasil a gente tem, a geralmente a gente tem a produção de filmes que são filmes de comédia que geralmente são filmes assim que já tem [uma coisa mais pronta]. É mais difícil você ter o lugar da experimentação dentro do género comédia. Porque ou você tem as comédias que vão ser os blockbusters que já são as comédias dos streamings, que já são aquelas comédias que a gente entende mais ou você tem os filmes de arte que são feitos através de edital e é interessante assim poder estar nesse lugar experimentando variações da comédia assim, né? Ou essa comédia mais dramédia, esse meio do caminho assim dessa dessa pesquisa, eu gostaria muito que o Brasil produzir pode se produzindo mais coisas nesse gênero, tanto eu e Thati, a gente se identifica muito nesse meio do caminho.

Particularmente uma das minhas cenas preferidas é quando Penelope e Joana chegam no bar do personagem do Jackson Antunes e começam o trocadilho com os nomes de bebidas. Essa foi a cena mais difícil? Quantos takes levou? Vocês fizeram de uma vez?

Luciana Paes: Olha, o Jackson é um patrimônio brasileiro. Assim, a além de ser um grande ator é uma pessoa maravilhosa, para mim uma das coisas boas de fazer esse filme também foi conhecê-lo. Não foi difícil, né? Ele propôs uma lá improvisação depois né?

Thati Lopes: É!! Ele puxou um negócio [uma improvisação] e foi embora com a Luciana. A gente tinha que já criar uma coisa de movimento com a galera do bar. E aí ele começou…. e ele veio numa energia. Eu lembro muito bem que foi isso cara….foi uma energia que ia cortar [a cena] e a gente ia fazer de outro jeito, só que ele foi, e a gente foi junto e a figuração maravilhosa que é uma uma coisa parte, assim, a figuração é dali [da cidade], galera dali, e eles são incríveis, incríveis.

E também foram juntos e quando vimos, tinha a Bruna Viola [cantora que faz participação no filme] também sentada ali tocando. E virou que a gente foi fazendo, foi fazendo foi fazendo, foi fazendo, foi fazendo e virou uma grande improviso que deu certo e que o que tem no filme né? É esse momento.

Luciana Paes: É difícil fazer cenas de festa. É difícil, às vezes, você fazer cena de festa, fazer cena de muita alegria, não é fácil, por que muitas vezes, você tá cansado, já foram horas gravando, para a alegria virar uma coisa real, assim né?

Eu lembro que no meio da improvisação, o Jackson começou a propor quem que ia comer o ovo. Eu lembro de uma coisa que o Jackson propôs, tinha um ovo, tinha um ovo, daqueles ovo coloridos, e eu lembro que no meio da improvisação, o Jackson começou a propor quem que ia comeu o ovo. Só que ele não avisou isso antes, então virou um jogo dentro da cena que tipo divertiu a gente muito assim. Foi incrível.

Thati Lopes: Nossa foi realmente uma das das cenas assim que eu sair falando, Gente, que bom que eu tô participando disso com essas pessoas cara! Que legal! Obrigado Universo, filme, arte, por proporcionar ter ter vivido isso assim sabe?

A cultura pop é marcada por diversas irmãs famosas. Seja Elsa e Anna de Frozen, Brittany e Tiffany Wilson de As Branquelas… não é o caso aqui, mas também temos uma quantidade absurda de irmãs gêmeas, seja Gloria Pires em Mulheres de Areia para Alessandra Negrini em Paraíso Tropical e etc.

Tem algum personagem seja do cinema, novela, séries que vocês gostariam de sentar no bar, tomar umas até chegar a hora da saideira? 

Luciana Paes: Olha, para mim veio que eu tomaria uma saideira com Thelma e Louise (personagens do longa Thelma & Louise de 1991).

Thati Lopes: Eu também. Vamos juntas!

Luciana Paes: Eu acho que talvez um dos primeiros roadtrip movies que eu assisti assim, né com duas protagonistas mulheres, estava lembrando desse filme. Outro dia assisti como referência e tudo realmente eu gosto muito delas.

Thati Lopes: Foi um dos filmes que recomendaram para a gente como referência. Eu gosto delas.

Júlio Taubkin e Pedro Arantes cuidaram da direção e Arantes ainda escreveu o roteiro ao lado de Arthur Warren, Marina Morais e Júlio Taubkin.

No elenco temos ainda os atores Jackson Antunes, Matheus Abreu, Rogério Fróes, Suely Franco, Ary França, Teca Pereira, Bruna Viola e Tonico Pereira.

Saideira está em cartaz nos cinemas nacionais.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Sutura | Primeiras Impressões: Série nacional costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas

Nova série médica nacional do Prime Video costura ótima Cláudia Abreu com trama cheia de reviravoltas. Nossa crítica de Sutura.

Últimas