A vilã Úrsula de A Pequena Sereia é uma das mais temidas do universo das animações da Disney. Mas também uma das mais divertidas e exageradas. E para o papel na versão em live-action, a Disney fechou com a atriz Melissa McCarthy (indicada ao Oscar por diversos longas entre eles a comédia Missão Madrinha de Casamento lá em 2011.)
E realmente no longa, McCarthy consegue emular e trazer para a versão de 2023 todos os trejeitos que a personagem se destacava na animação. E em bate-papo virtual com elenco do filme, a atriz comenta como foi trazer Úrsula para a versão em live-action, curiosidades de bastidores e outras coisas mais.
Confira:
Pobres corações infelizes!
Uma das músicas mais memoráveis de A Pequena Sereia fica com o solo da vilã, Pobres Corações Infelizes, onde vemos a Bruxa do Mar colocar seu plano de dominar os sete mares em prática e troca as barbatanas de Ariel por pernas para que ela consiga ir para superfície conhecer o mundo dos humanos, e também um pouco mais do jovem Príncipe Eric.
E em termos de criação de personagem, com seus tentáculos, e tudo mais, Úrsula se mostrou ser um grande desafio quando falamos de efeitos visuais. E McCarthy comenta um pouco sobre como foi trabalhar com a Disney no projeto.
A atriz comenta: “Eu acho que a melhor parte de filmar foram todos os minutos que passamos filmando. (…) Todo o processo.”
McCarthy comenta: “Desde dos ensaios, as gravações naquele cenário de concha de mais de 18 metros de altura…E eu tentava desesperadamente não chorar toda vez que eu via ela [Halle Bailey que interpreta Ariel] cantar uma melodia, por que eu queria que ela não me achasse maluca, com lágrimas escorrendo no meu rosto.”
“E Rob Marshall sabe criar um mundo como esse, e talvez seja por isso que eu ame fazer peças, por que tudo parece pequeno, mas no final, você vê que é essa coisa gigantesca, e se todo mundo der o seu melhor podemos fazer um bom show.” completa.
A vida é cheia de escolhas difíceis, não é?
Ao falar dos bastidores, Melissa McCarthy comenta que uma das curiosidades das gravações do longa foi que ela nunca esteve de pé, com os pés tocando o chão no cenário para gravar como Úrsula. Ela sempre estava presa com cabos.
A atriz comenta: “Eu escorregava pelo cenário de conchas, às vezes, de costas, mas eu nunca ficava literalmente de pé [durante as gravações das cenas]. “
“Nós ou estávamos em plataformas, com cabos, ou com qualquer outra coisa “mágica”. Se fosse uma cena de mergulho, era uma plataforma, se você girava, era outro tipo de equipamento. Mas não, eu nunca estava com os pés no chão.” conclui.
E ela também nunca estava sozinha no set de filmagem: “E tínhamos um time incrível de dançarinos e de dublês que serviam como nossas barbatanas, ou nossos pés, efetivamente. E cada uma dessas pessoas tinha uma equipe. Era um time maravilhoso e glorioso para cuidar de cada pedaço.”
Trazer a personagem para “assustar” uma nova geração.
Um dos momentos mais divertidos do nosso bate-papo com o elenco foi quando o ator Daveed Digs (que interpreta o siri Sebastião) comentou sobre a reação de uma filha de uma amiga que ele levou para a pré-estreia e cruzou com Melissa McCarthy no tapete azul do evento de lançamento do filme.
O ator comenta: “Ela estava aterrorizada por Úrsula que eu tive que ir lá e introduzir Melissa para ela não ter pesadelos à noite.”
“Eu não acho que ajudei muito.” brincou a atriz.
McCarthy comenta de forma bem-humorada: “Eu tentei me abaixar o mais baixo possível, elas eram tão pequeninas e fofinhas. E eu fiquei: “Oi, como você chama?” e ela: “Hum-Hum.” E uma delas tipo: Eu sei quem é você, não tô comprando isso.”
“Eu me senti tão mal” conclui a atriz e o colega completou: “Nós fomos embora falando “Ela só malvada no filme.”
Lin-Manuel Miranda produziu novas músicas junto com Alan Menken.
David Magee escreveu o roteiro.
A Pequena Sereia chega em 25 de maio.