quinta-feira, 21 novembro, 2024
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Tudo que descobrimos sobres os bastidores de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder em bate-papo com o figurinista da série

Uma das coisas que mais chamam atenção em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder sem dúvida são os figurinos da atração.

Lá na primeira temporada, os visuais dos personagens desse universo criado por J.R.R. Tolkien ganharam vida nos primeiros episódios, onde os fãs dos livros puderem ter um gostinho do que esperar da Segunda Era na Terra Média.

E para o time de produção, principalmente, para o departamento de figurinos liderado por Kate Hawley, o desafio foi grande. Afinal, muito do trabalho visto na série é inédito dentro do que já vimos e sabemos do universo de Senhor dos Anéis, e o desafio aqui na atração da Amazon era não só criar esses figurinos novos e que seriam vistos por novas milhares de pessoas, mas também desenvolver com detalhes as representações visuais de cada cultura retratada na atração.

Agora no segundo ano, a atração vem de cerca 2.000 mil figurinos e agora é com o renomado figurinista Luca Mosca que cuida do departamento.

Em bate-papo com o site, Mosca comenta os principais desafios dessa empreitada, para a temporada um pouco mais sombria que vemos em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder e mais.

Ismael Cruz Córdova em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Credit: Ben Rothstein / Prime Video.

Você trabalhou na franquia John Wick que são filmes com figurinos contemporâneos. É mais fácil ou mais difícil trabalhar com esse tipo de projeto do que com figurinos de fantasia em uma série como O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder? Poderia comentar?

Luca Mosca: Eu acho que cada projeto oferece desafios variados e não posso dizer com total certeza que trabalhar em John Wick tenha sido mais fácil que em O Senhor dos Anéis só por que tínhamos figurinos mais contemporâneos. Por que quando pensamos em figurinos, meu trabalho é ter que pensar em como vamos preparar o personagem para aquele ator e para aquele diretor. E claro que as ferramentas que eu disponho em fazer um figurino mais contemporâneo são mais limitados.

Quando estou na Terra-Média e eu posso criar para elfos que são altos e alongados, eu posso diminuir todas proporções para criar para Anões, posso pensar em toda a riqueza, a elegância o e os tecidos de fantasia aos humanos de Númenor. E posso pensar em todos os detalhes macabros e horripilantes que veremos no figurino dos Orcs. Então, de certa forma, minhas tarefas, em algum nível, se tornar um pouco mais fácil, mesmo com o escopo de um projeto como de O Senhor dos Anéis ser gigante. Então, tudo se torna uma grande responsabilidade.

 Owain Arthur e Sophia Nomvete em cena de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Credit: Ben Rothstein / Prime Video.

Como foi funciona o seu processo de começar a bolar os figurinos quando você assume um novo projeto? O que não pode faltar nesse início?

Luca Mosca: Para mim, os projetos sempre começam quando eu recebo os roteiros. E assim que você recebe os roteiros você precisa começar a agir. Você tem que absorver e começar analisar e separar todos os componentes possíveis, sabe? Quantas vezes esses personagens vão aparecer na frente das câmeras? Quantos dias serão? Quantos dias? Quantos figurinos?

É uma operação que tem uma abordagem muito tática e existe uma conversa bastante profunda com o resto da produção, os showrunners, o pessoal do estúdio, os diretores, e basicamente todos os envolvidos que vamos, efetivamente, fazer os figurinos.

Assim, depois disso tudo, eu chego na mesa de desenho e junto com um o time de ilustradores incríveis, nós começamos. Nós começamos personagem por personagem a trabalhar em conceitos para os figurinos de todos eles. Grupos de personagens e civilizações, um de cada vez. Trabalhamos nos figurinos de cada grupo e também nos figurinos individuais de cada.

Uau, isso parece trabalhoso…

Luca Mosca: E é! Depois preparamos apresentações e marcamos reuniões para comentarmos as ideias dos conceitos de cada um desses sketch. E gostaria de lembrar, e dizer, que esses sketchs não são iguais aqueles que vemos no mundo da moda como Croqui e sim é um desenho extremamente elaborado, é uma imagem fotorealistica em que com a tecnologia é possível criar um figurino mesmo que tal figurino não exista ainda.

Com esse sketch, essa arte conceitual, nós podemos ir nas alfaiatarias e falar com os cortadores e eles estão cortam primeiro os protótipos e depois os tecidos de verdade para começarem a prepararem tudo. Os tecidos são tingidos, bordados, desgastados e envelhecidos. São muitas etapas.

E depois ainda temos que trabalhar com os acessórios e outros objetos de cena. Os chapéus, as luvas, as armaduras. E imagine que temos que fazer as artes conceituais para todo tipo de armadura. Armaduras para os Orcs, armaduras apropriadas para os Elfos, apropriadas para os Anões, e essas armaduras precisam ser feitas e multiplicadas e multiplicadas. É um trabalho incrível de se fazer, mas é preciso dar um passo de cada vez enquanto fazemos. Você pode mover a montanha se fizer apenas uma pedrinha de cada vez.

Charlie Vickers e Morfydd Clark em cena O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Credit: Ben Rothstein / Prime Video

E para uma série como O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder quanto tempo antes você, e seu time, tem que se preparar? Para essa segunda temporada quanto tempo antes vocês começaram os trabalhos de pré-produção?

Luca Mosca: Ah definitivamente temos um monte de preparação para ser feita sim. Eu não lembro exatamente quantos meses antes, mas nós estamos falando de muitos meses de preparação. Minha jornada com Senhor dos Anéis começou na metade da temporada 1. Foi lá em 2021 que eu voei para a Nova Zelândia e o show já estava acontecendo. Então foi meio que continuar o trabalho e depois começar a temporada 2 que eu pude trabalhar desde do começo. Então, eu pude trabalhar na pré-produção e foi um momento incrível.

É muito empolgante trabalhar desde do começo, por que principalmente desde do começo, é uma onda de criatividade pura. Tudo é sobre trabalhar com os conceitos, só com ideias e com pesquisa. Nós trabalhamos na temporada 2 em Londres e você pode imaginar os museus de Londres que serviram de inspiração. Eles ofereceram também a cidade de Paris que era só cruzar o canal [da Mancha] de trem e você tinha a disposição os museus de Paris. Eu realizei várias viagens para Milão, minha cidade natal, e os museus de lá. Então é tudo sobre pesquisa, por que se formos analizar os figurinos não são bem de época.

Mas pesquisamos muito sobre arte medieval e renascentista. De todos os povos e de diferentes partes do mundo. Passamos muito tempo pesquisando durante a pré-produção. E isso foi importante.

Você participou em um dos filmes John Wick como o alfaiate do personagem de Keanu Reeves? Teremos uma ponta sua na série em algum momento?

Luca Mosca: Ah nada de fazer uma participação em Anéis do Poder não. Eu estive tão ocupado e acho que os showrunners até gostariam de me ter no seriado, mas estamos lidando com uma quantidade absurda de filmagens e as vezes nós temos três unidades diferentes em três locações diferentes.

Confira o trailer do novo ano:

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder exibe novos episódios todas as quintas-feiras no Prime Video.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
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