A Editora JBC anunciou o lançamento do quadrinho nacional Contos Indígenas: Irupé e Guaraná, do autor Vinicius Galhardo, em uma edição de volume único incluindo histórias de duas lendas indígenas que desvendam as origens da vitória-régia e do guaraná.
O lançamento chega pelo Start!, que busca dar espaço a obras autorais, e aqui resgata estes dois quadrinhos já lançado pelo autor.
As histórias são releituras contadas a partir da linguagem das histórias em quadrinhos com traços fortes que valorizam cada elemento da natureza e diferentes características dos povos representados nas páginas da HQ.
Envolvido com questões indígenas, o autor realizou projetos junto aos povos Suruí-Paiter, Pataxó, Koiupanká, Guarani, Huni-Kuin e Kaimbé, e busca colaborar para amplificar essas vozes.
Os quadrinhos de Galhardo estão reunidos em um único volume, a HQ tem 112 páginas, incluindo entrevista com o autor, artes extras, capa com orelhas e verniz localizado e impressão em larga escala pela Editora JBC.
Você pode comprar o livro na Amazon através deste link.
Irupé
A lenda da vitória-régia, Irupé em tupi-guarani, apresenta a lua Jaci, que encanta as mais belas moças das aldeias e as transforma em estrelas para ficarem ao seu lado iluminando o céu. A jovem Naiá quer tanto encontrar a lua que se distrai pela noite de tão encantada com a beleza de Jaci. É nessa história que conhecemos a poética origem da vitória-régia.
Guaraná
Já na lenda do fruto guaraná, originária do povo Sateré- Mawé, a história gira em torno de um casal que desejava muito ter um filho e pedem a ajuda de Tupã. Porém, o malvado Jurupari fica transtornado com a chegada do menino e toma uma atitude drástica. Esse é apenas o início da história que conta a origem do fruto guaraná.