Hoje (6) rolou em São Paulo a coletiva de imprensa da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo onde além de divulgados os filmes que compõe a programação desse ano os jornalistas presentes puderam assistir ao filme Assunto de Família (Shoplifters) do diretor Hirokazu Kore-eda.
A edição de 2018 acontece entre 18 e 31 de outubro na cidade vai exibir 331 títulos.
O filme A Favorita do diretor Yorgos Lanthimos, vencedor do Prêmio Especial do Júri em Veneza desse ano, abre o festival numa sessão para convidados no dia 17.
Ambientado no início do século 18 na Inglaterra, o filme retrata as disputas entre duas mulheres pelo favoritismo da frágil rainha Anne (Olivia Colman) no momento em que o país está em guerra com a França.
A rainha Anne ocupa o trono, mas é sua amiga lady Sarah (Rachel Weisz) que governa o país. É quando chega à corte uma nova e ambiciosa serva, Abigail (Emma Stone). A novata acaba se aproximando da monarca, e a amizade crescente entre as duas desperta a ira de Sarah.
A atriz Olivia Colman recebeu a Copa Volpi de melhor atriz no mesmo festival. A produção estreia no Brasil em 2019.
Já o filme de encerramento fica com Roma, de Alfonso Cuáron que será exibido no último dia do Festival em 31 de Outubro.
Grande vencedor do Festival de Veneza deste ano, a produção se passa no México dos anos 1970 e retrata os contrastes sociais do país.
O filme é inspirado na família do próprio Cuáron que recebeu o prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza, e é o filme escolhido do México para concorrer a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
A produção chega logo após na Netflix.
Na categoria de Apresentações Especiais, o filme Central do Brasil, que comemora seus 20 anos, terá sessões inéditas da cópia restaurada pelo CNC (Centro Nacional de Cinematografia Francês) e pela coprodutora francesa MACT.
Uma das exibições terá a participação do diretor Walter Salles e dos protagonistas, Fernanda Montenegro e Vinicius de Oliveira em uma data ainda a ser anunciada.
O filme Pixote – A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco, também ganha sua primeira exibição no país durante a edição desse ano do Festival. A sessão especial será precedida pelo curta documental Conversa com Ele, dirigido por Bárbara Paz, que retrata um diálogo entre Babenco e Drauzio Varella.
O Prêmio Humanidade desta edição da Mostra de SP será concedido a duas pessoas: Hirokazu Kore-eda e Drauzio Varella.
Assunto de Família de Kore-eda, seu filme mais recente, recebeu a Palma de Ouro no último Festival de Cannes, será exibido nesta edição do festival. Já Varella recebe o prêmio por sua relação com a escrita e o audiovisual.
O prêmio Leon Cakoff irá para o iraniano Jafar Panahi, cujo último filme, 3 Faces (indicado à Palma de Ouro e ganhador do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes), integra a programação da Mostra desse ano.
Confira a lista completa no PDF que reúne todos os filmes.
Maiores detalhes sobre 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo podem ser encontrados em no site oficial do evento mostra.org/