Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje (28) a primeira pré-lista de filmes que tentam uma vaga para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional n Oscar 2024.
As reuniões da Comissão de Seleção acontecerão em duas etapas, anotem aí! No dia 05 de setembro, uma terça-feira, serão selecionados seis títulos entre os inscritos para compôr a segunda pré-lista . E depois, em uma reunião final, no dia 12 de setembro, terça-feira, a comissão se reúne para a escolha do título que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2024.
O título escolhido será divulgado através de release para a imprensa e nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
Anunciada a comissão nacional para a seleção do Oscar 2024
Para se candidatar à vaga de filme brasileiro indicado para concorrer na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar® 2024, a obra deve, primeiramente, ter sido lançada no país entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de outubro de 2023 e ser exibido publicamente pela primeira vez, por sete dias consecutivos ao menos, em um cinema comercial com fins lucrativos em benefício de seu produtor e exibidor.
Confira os indicados:
- A PRIMEIRA MORTE DE JOANA, de CRISTIANE OLIVEIRA
Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no Sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma. - ANGELA, de HUGO PRATA
Após uma tumultuada separação e ter que ceder a guarda dos seus três filhos, a famosa socialite Ângela Diniz conhece Raul, e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas em uma casa de praia na cidade de Búzios (RJ). Mas a vida tranquila rapidamente se transforma quando Raul começa a se mostrar um homem agressivo, violento e controlador. A relação declina para o abuso e a violência, dando origem a um dos casos de assassinato mais famosos de todos os tempos no Brasil. - CHEF JACK, O COZINHEIRO AVENTUREIRO, de GUILHERME FIUZA ZENHA.
“Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro” é uma animação de aventura que conta a história de Jack, um cara de bom coração, mas com uma pitada de excesso de confiança. Ele é um dos prodígios da Culinária de Aventura e viaja o mundo todo atrás dos ingredientes mais raros para completar suas receitas únicas. Contudo, as coisas azedam para o lado de Jack após cometer um grave erro em um prato e sua reputação vira uma piada. Para dar a volta por cima e provar para o mundo inteiro que ele ainda é o maior chef aventureiro da atualidade, ele só tem uma saída, participar da maior competição de culinária de aventura do mundo: a Convergência de Sabores! O que Jack pensava ser uma tarefa fácil, acaba se tornando um grande desafio e ele terá que aprender a trabalhar em equipe com o novato pouco confiante, o sonhador Leonard. Será que Jack vai conseguir deixar o orgulho de lado e, junto com Leonard, ganhar a competição? - ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, de ROBERTO DE OLIVEIRA
“Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você” é uma viagem no tempo que revela momentos íntimos do processo criativo e da personalidade desses artistas extraordinários. personalidade desses artistas extraordinários. - ESTRANHO CAMINHO, de GUTO PARENTE
David, um cineasta experimental,retorna ao Brasil pela primeira vez em dez anos, quando seu longa-metragem está marcado para estrear em um festival local. Embora tenha retornado para apresentar seu filme, seus pensamentos se voltam cada vez mais para o pai, que ele não vê, ou tem notícias desde que partiu. À medida em que a pandemia de Covid-19 se espalha e um lockdown é decretado,David acaba na porta de seu pai. Eles começam uma coexistência desconfortável, enquanto David simultaneamente tenta conhecer seu pai e conquistar seu interesse.O velho, porém, mostra-se inescrutável e caprichoso à medida que coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao seu redor. - JAIR RODRIGUES – DEIXA QUE DIGAM, de RUBENS REWALD
A história de Jair Rodrigues, um dos mais conhecidos e influentes cantores brasileiros. Com um sorriso franco e versatilidade sem igual, cantou samba, MPB, rap, sertanejo e fez história revolucionando os palcos com apresentações anárquicas e irreverentes. A figura de Jair faz emergir um Brasil presente no imaginário popular, um país marcado pela simplicidade, alegria e otimismo. Onde foi parar esse Brasil? É possível reencontrá-lo? - MAIS PESADO É O CÉU, de PETRUS CARIRY.
Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio, e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza. - MEDUSA, de ANITA ROCHA DA SILVEIRA.
A jovem Mariana pertence a um mundo onde deve manter a aparência de ser uma mulher perfeita. Para não cair em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Ao cair da noite, elas formam uma gangue e, escondidas atrás de máscaras, caçam e punem aquelas que se desviaram do caminho correto. Porém, dentro do grupo, a vontade de gritar fica a cada dia mais forte. - NINGUÉM É DE NINGUÉM, de WAGNER DE ASSIS.
Baseado no bestseller de Zíbia Gasparetto, “Ninguém É de Ninguém” é um romance dramático com pitadas de suspense sobrenatural e um viés espiritual. Dois casais – Gabriela (Carol Castro) com Roberto (Danton Mello) e Dr. Renato (Rocco Pitanga) com Gioconda (Paloma Bernardi) – vivem vidas relativamente estáveis até o momento em que seus destinos se entrelaçam. Uma história de amor descontrolado e relações abusivas, mas também de obsessão, cura e perdão. - NOITES ALIENÍGENAS, de SERGIO DE CARVALHO
“Noites Alienígenas” apresenta uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste frente à contemporaneidade que parece negar a floresta . Na periferia de Rio Branco, Acre, as vidas de três jovens amigos de infância se entrelaçam e, por fim, encontram-se em uma tragédia comum, em uma sociedade em transformação e impactada de forma violenta com a chegada do crime organizado do sudeste do Brasil. - NOSSO SONHO, de EDUARDO ALBERGARIA
“Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção. do sudeste do Brasil. - O ALECRIM E O SONHO, de VALERIO FONSECA
Vicente é um viúvo professor aposentado que mora no bairro do Alecrim em Natal, capital do RN e vive entre sonhos lúcidos e realidade cruel. Maria é uma mulher de meia idade que ajuda Vicente nos trabalhos domésticos. O natal se aproxima. Luan, filho de Maria é assassinado pela polícia e Vicente precisa ajudá-la, mas Vicente também é vítima de preconceito. A jornada de Vicente está bem longe do fim. - O ESPAÇO INFINITO, de LEO BELLO
Internada em uma clinica psiquiátrica, Nina desencadeia o início de uma ornada em seu próprio inconsciente, uma busca para encontrar um caminho para a realidade compartilhada. - O FAIXA PRETA – A VERDADEIRA HISTÓRIA DE FERNANDO TERERÊ, de CACO SOUZA
Pentacampeão mundial de Jiu-jitsu Fernando Tererê, venceu quase todas as lutas que enfrentou nos tatames, mas é longe deles que ele sofre sua maior derrota. - O HOMEM CORDIAL, de IBERE CARVALHO
Aurélio é vocalista de uma famosa banda de rock que fez muito sucesso até o final dos anos 90. Na noite de retorno de sua banda aos palcos, viraliza na internet um vídeo que o envolve na morte de um policial militar. Ninguém sabe o que de fato aconteceu, mas o astro passa a ser alvo de grupos radicais. Aurélio, então, se vê inserido em uma tensa e violenta jornada pelas ruas de São Paulo. Durante uma única noite, encontrará figuras importantes de sua carreira e Helena, uma jovem jornalista determinada a descobrir o que realmente aconteceu. - O MESTRE DA FUMAÇA, de ANDRÉ SIGWALT E AUGUSTO SOARES
Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade. - O RIO DO DESEJO, de SERGIO MACHADO
O Capitão Dalberto (Daniel Oliveira) abandona seu trabalho na polícia e adquire um barco ao se apaixonar por Anaíra (Sophie Charlote), uma jovem misteriosa, que exala vida por todos os poros. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos. A harmonia da família é posta à prova quando Dalberto se vê obrigado a empreender uma longa viagem até Iquitos, no Peru. Dalmo (Rômulo Braga), o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, ao mesmo tempo em que Anaíra se aproxima de Armando (Gabriel Leone), o caçula. A volta de Dalberto põe sobre o mesmo teto três homens completamente apaixonados pela mesma mulher. - PEDÁGIO, de CAROLINA MARKOWICZ
Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. - PERDIDA, de LUIZA SHELLING TUBALDINI
Baseado no sucesso de vendas da autora brasileira Carina Rissi, o livro Perdida ganha uma adaptação e chega aos cinemas contando a história de Sofia (Giovanna Grigio). Uma garota moderna e independente, mas quando o assunto é amor, os únicos romances da sua vida são aqueles do universo literário de Jane Austen. Após utilizar um celular emprestado, algo misterioso acontece e ela é transportada para um mundo diferente, que se assemelha ao século XIX. Sofia é acolhida pela família do encantador Ian Clarke (Bruno Montaleone), enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar a sua vida. O que ela não sabia é que seu coração tinha outros planos. - PERLIMPS, de ALÊ ABREU.
Claé e Bruô são agentes secretos de Reinos inimigos enviados em um mundo controlado por Gigantes que está na iminência de uma guerra terrível. Eles devem superar suas diferenças e combine forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas que pode finalmente encontrar um caminho para a paz. - RAQUEL 1:1, de MARIANA BASTOS.
Raquel é uma adolescente religiosa que chega a uma pequena cidade do interior onde nasceu, em busca de uma vida nova junto ao seu pai. Nesse retorno, ela vive um misterioso acontecimento que lhe faz embarcar numa controversa missão ligada à Bíblia e a traumas de seu passado. Ao lado de suas novas amigas, um grupo de garotas evangélicas da igreja local, Raquel mergulha na sua espiritualidade e tenta se encontrar dentro de uma espiral de fé, razão e loucura. - REGRA 34, de JULIA MURAT.
Simone, 28 anos, é uma jovem advogada, negra, que pagou a faculdade de direito com performances online de sexo. Ela acabou de passar em um concurso para defensora publica. Sua nova rotina consiste em aulas em um curso preparatório para defensoria, o acompanhamento de sessão de acolhimento mulheres vitimas de violência doméstica e aulas de Kunk Fu. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, Natália, uma amiga de infância, envia um link de um vídeo de uma mulher negra praticando sadomasoquismo. O vídeo parece provocar em Simone tanto um desejo sexual quanto os seus medos mais profundos. Gradualmente Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas de BDSM (Bondage, Discipline and Sadomasochist) com sua amiga Lucia e seu roommate Coyote. Porém Lucia começa a se sentir desconfortável com a violência, qualificando o desejo de Simone como um reflexo do machismo da sociedade. Simone segue sua busca sozinha, descobrindo os limites entre o risco e o desejo. - RETRATOS FANTASMAS, de KLEBER MENDONÇA FILHO
Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade. - SEGUNDO TEMPO, de RUBENS REWALD
Ana e Carl são dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas depois de sofrerem uma grande perda familiar, partem em busca de respostas. Os dois tentam encontrar no Brasil e na Alemanha, seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX. - SINFONIA DE UM HOMEM COMUM, de JOSÉ JOFFILY
O diplomata José Mauricio Bustani, primeiro diretor geral da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos americanos, foi demitido. Hoje, decorridos 19 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais. - TIA VIRGINIA, de FABIO MEIRA
Virgínia nunca se casou e nem teve filhos, foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia: o dia em que Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal. - TRAÇÃO, de André Luis
Um grupo de amigos motociclistas, Ajax, Max, Manoel, Jessica (Pasquim, André Ramiro, Manoel e Paola Rodrigues) são convidados para uma competição audaciosa, o MotoAthlon, realizada pelo egocêntrico político DiMello (Nelson Freitas). Isadora (Bruna Altieri), filha de Ajax sonha em ser piloto um dia, mas o pai resiste, uma vez que perdeu Tina, esposa e mãe de Isadora recentemente num acidente em uma competição. Nivaldo (André Luís), tio de Isadora, não aceita essa perda e culpa Ajax por não ter impedido que Tina corresse, uma vez que todos sabiam que ela estava doente. Após a competição, esse grupo de amigos caem numa cilada que acaba se tornando uma corrida contra o tempo para salvar Isadora. Num formato de heist movie misturado com filmes de corridas, TRAÇÃO inova no formato trazendo a cena mais audaciosa do Cinema Brasileiro e um terceiro ato de muita ação, cenas de perseguição e adrenalina. - URUBUS, de CLAUDIO BORRELLI
São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas comanda uma gangue de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis de periferia, torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.
A lista prévia será anunciada em 21 de dezembro com 15 títulos.
Anúncio dos indicados ao Oscar, com os 5 filmes escolhidos na categoria de Melhor Filme Internacional, acontece em 23 de janeiro.
A 96ª edição do Oscar acontece em 10 de março de 2024.