A CCXP lançou em seu canal no Youtube e Twitch, o primeiro capítulo do documentário Road to Artists’ Valley. Dividido em quatro episódios, o vídeo conta como a área que une fãs e quadrinistas, escritores, desenhistas e ilustradores e como se tornou, em poucos anos, um dos espaços mais queridos e procurados na CCXP. Os capítulos passarão pela história dos artistas, sobre a experiência que o fã busca, o trabalho da organização para realizar essa união entre fã e ídolo e qual o futuro do Artists’ Valley pós-pandemia.
O documentário destaca as características dessa área que está na gênese das comic cons – simplificação do original ‘comic book conventions’, ou ‘convenções de histórias em quadrinhos’ -, e que viu sua importância desafiada à medida que as grandes comic cons passaram a agregar outros conteúdos de cultura pop – cosplay, cinema, tv, board games etc. “O Artists’ Valley é o coração da CCXP, tanto geograficamente por estar localizado no centro do pavilhão onde acontece o evento, quanto pelo interesse dos fãs, pela potência da produção nacional e pela própria importância dos quadrinhos dentro da cultura pop. O documentário Road to Artists’ Valley vem para registrar e divulgar o que faz desse espaço um lugar tão relevante para todos nós“, destaca Ivan Costa, sócio-fundador da CCXP e curador do Artists’ Valley.
O principal objetivo do documentário é apresentar ao fã a história, fotos, vídeos e bastidores do crescimento do espaço. Participam dos episódios 25 artistas e profissionais do mercado, entre eles: Sidney Gusman, Fábio Moon, Paulo Moreira, Germana Viana, Alice Pereira, Frank Quitely e Estevão Ribeiro. Vale destacar que o Artists’ Alley da CCXP Worlds 2020 reuniu mais de 600 artistas. Neste ano, o espaço conta com patrocínio do Santander, viabilizando este documentário.
O Artists’ Alley também é marcado pela pluralidade e diversidade. Em 2021, 40,8% dos expositores do Artists’ Valley by Santander disseram se identificar dentro da sigla LGBTQIAPN+ e a participação de mulheres (cis e trans) nas mesas virtuais da CCXP será superior a 42% do total de artistas participantes – na edição anterior, elas representavam 36,4% e, em 2019, 33%.
Por se tratar de uma celebração, o Artists’ Valley inspira muitos quadrinistas a tirar os planos do papel e começar a escrever uma vez que o espaço com uma grande mistura de públicos. De fãs que aguardam o ano todo para interagir com o artista, a cosplays que vão a feira e público interessado em outras áreas do evento, é correto dizer que se trata do espaço mais democrático de todo evento tendo como ponto alto a experiência do fã ao encontrar e comprar um exemplar autografado direto da mão do seu ídolo, além da possibilidade de conhecer outros criadores e novos trabalhos, ampliando seu repertório.
O segundo e terceiro episódios serão exibidos durante a CCXP Worlds 21, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, enquanto o último capítulo irá ao ar no dia 11 do mesmo mês. “É uma oportunidade para conferir momentos marcantes, histórias, pessoas, personagens, ícones e muito mais sobre esse fascinante mundo de quadrinhos em uma área do evento que é uma das mais procuradas e mais bem avaliadas pelos visitantes“, finaliza Costa.