Uma das maiores novidades que passam na CCXP 22, que acontece entre os dias 1 e 4 de Dezembro, é a chegada da Funko com colecionáveis são edições exclusivas e limitadas para o festival.
Esse é o primeiro evento global em que a equipe corporativa de Funko participa fora dos Estados Unidos. E para isso conversamos com Jessica Piha-Grafstein, que é Diretora Sênior de Comunicação Corporativa e Relações Públicas da Funko.
Falamos sobre por quais marcas os fãs brasileiros gostam mais, sobre o motivo do Brasil ser escolhido para ser a primeira empreitada da Funko fora dos EUA e claro se eles tem ideias para lançarem edições de Funkos focados para o público Brasileiro.
Perguntada por que o Brasil? E por que fazer o primeiro evento deles fora dos EUA no país, a executiva foi bem direta: “Quando olhamos para os nossos relatórios de engajamento de fãs ao redor do mundo, os fãs brasileiros estão sempre entre no topo quando se trata de engajar na nossa comunidade de fãs que interagem com a nossa marca nos nossos canais de redes sociais.” afirma Piha-Grafstein.
Ela diz: “Então era meio óbvio que nós queríamos vir para a CCXP pela primeira vez.”
Piha-Grafstein comenta também o quão essas interações nas redes sociais influenciam a tomada de decisão do time de produção da Funko para o desenvolvimento de novos produtos.
“Nós pegamos todas as ideias que aparecem e isso vai para nossa equipe de licenciamento. É colocado em um grande documento e, em seguida, nossa equipe de licenciamento revisa.” diz ela. Então façam barulho nas redes sociais se vocês querem algum funko específico.
“O time de licenciamento examinam as ideias e falam os parceiros licenciadores. Eles falam com os varejistas. Eles querem ter certeza de que tem um apelo amplo.” diz a executiva.
E o quão lá na frente, a Funko está em termos de planejamento? Piha-Grafstein responde. “Geralmente trabalhamos com um ano de antecedência. Portanto, agora estamos trabalhando em 2024. Sim, 2023 está completamente concluído. Temos todos os produtos em andamento agora, e realmente agora é sobre 2024 e temos muita sorte de os estúdios confiarem em nós para nos fornecer as informações do que está por vir.”
E a executiva comenta que isso exige um trabalho de parceira, um ótimo relacionamento com todos os envolvidos. “Nosso time leva nossos acordos de confidencialidade muito seriamente, por que se temos algum vazamento eles [os estúdios] querem saber se é do nosso produto e por que não tomamos as devidas precações para isso não acontecer. Isso pode realmente prejudicar o nosso relacionamento profissional. Então somos orgulhosos em tratar com a maior confidência as informações secretas que envolvem nossos produtos.”
E sobre quais produtos os fãs brasileiros mais pedem para a Funko? “Os fãs brasileiros nos pedem mais sobre jogadores de futebol brasileiros, nós escutamos muitos pedidos sobre Anitta…(…) nós estamos começando a entrar mais no campo de esportes e da música, então os fãs podem esperar novidades vindo aí.”
Um dos projetos que a executiva falou em o time da Funko já está de olho também são colecionáveis da cantora Pablo Vittar.
Entre os Funko feitos especialmente para a CCXP 2022 estão colecionáveis inspirados no filme estrelado por The Rock para a DC, o Adão Negro, além de uma edição especial do Coringa dos quadrinhos “De volta à Cidade”, do Homem-Aranha, que comemora aniversário de 60 anos em 2022, e do Loki, em aquecimento a segunda temporada de sua série no Disney+ em 2023.
CCXP22 | Funko lançará colecionáveis exclusivos no evento com Adão Negro, Homem-Aranha e mais.
A executiva comenta como foi o processo de tomada de decisão para quais colecionáveis iriam vir para o evento. A executiva falou “Nós conversamos com nossos parceiros. Nós vimos nossos dados e relatórios e decidimos que nós queríamos trazer e oferecer alguma coisa para todos.”
“Temos um grupo gigante que ama anime. Nós sabemos que a Marvel Studios vai ter um grande painel, com o Kevin Feige [na CCXP], então queríamos trazer Marvel. E claramente a Warner Bros é uma grande parceira e trouxemos Adão Negro. The Rock é um grande fã da Funko. Olhamos nossos relatórios em busca do que os fãs, e o Brasil, realmente são apaixonados e tentamos criar nossa coleção baseada nisso.” completa.
Se um dia vamos ter uma loja oficial da Funko no Brasil? A executiva comenta: “Eu adoraria que tivéssemos e acho que algum dia essa ideia estará lá nos nossos planos. Mas fazemos uma coisa de cada vez e agora queremos garantir que os fãs tenham acesso direto aos Funko em um evento como a CCXP, mas isso é definitivamente algo que espero ver pessoalmente no futuro.”
A CCXP 22 acontece de 01 a 04 de dezembro e os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do festival. Credenciais ainda estão disponíveis nas categorias Quinta, Sexta, Domingo, Epic e Unlock.