É o poder das IPs! Mesmo não tendo agradado boa parte da imprensa especializada, Um Filme Minecraft encontrou sua audiência, e que, diferente de outros públicos (cof cof de filmes de super heróis) apareceu para apoiar o filme e isso ficou claro nos números liberados pela Comscore para o período de 3 até 5 de abril.
O novo longa baseado em uma franquia de vídeo-game chegou batendo recordes, tanto nos EUA quanto no Brasil. Globalmente, Um Filme Minecraft estreou com US$ 301 milhões, sendo que a divisão ficou US$ 157 milhões apenas nos EUA (onde fez a maior estreia de um filme baseado em jogos eletrônicos, via Deadline) e US$144.1 milhões nos outros mercados.
Os principais mercados internacionais foram Reino Unido, China, México, Alemanha e Austrália (via Exhibitor Relations Co). Já no Brasil, foi a maior estreia do ano, até agora, com 1,50 milhões de pessoas e R$ 33,37 milhões (já contando as sessões de pré-estreia na quarta-feira).
Filmes baseados em games tiveram um bom ano em 2023 quando a Universal Pictures lançou Super Mario Bros – O Filme em Abril (Foram R$ 34,55 milhões arrecadados e um público de 1,59 milhões nos 5 dias que o longa esteve em cartaz na semana de estreia) e também com Five Nights At Freedie’s em Outubro do mesmo ano que fez 1,07 milhões de pessoas e R$ 20,28 milhões na semana de abertura.
Ambos os filmes já tem sequências programadas, Five Nights at Freddy’s 2 chega em Dezembro nos cinemas pela Universal Pictures. A Sony Pictures lança no final do mês Until Dawn – Noite de terror baseado nos jogos populares de mesmo nome.
Confira a tabela com os dados de bilheteria e Top 10 filmes do mercado nacional (em números de pessoas no período/total acumulado).
Posição | Filme | Pessoas no Período | Bilheteria no período | Pessoas no Total | Bilheteria no total | Semanas em Cartaz |
1º lugar | Um Filme Minecraft (Warner Bros) | 1,42 milhões de pessoas | R$ 31,89 milhões | 1,50 milhões* de pessoas | R$ 33,37 milhões | ESTREIA DA SEMANA |
2º lugar | Branca de Neve (Disney) | 237,27 mil pessoas | R$ 5,29 milhões | 1,57 milhões de pessoas | R$ 33,19 milhões | 3 semanas |
3º lugar | Presença (Diamond Filmes) | 52,10 mil pessoas | R$ 1,18 milhões | 52,10 mil pessoas | R$ 1,18 milhões | ESTREIA DA SEMANA |
4º lugar | Vitória (Sony Pictures) | 50,22 mil pessoas | R$ 1,25 milhões | 634,86 mil pessoas | R$ 13,42 milhões | 4 semanas |
5º lugar | Resgate Implacável (Amazon Studios) | 49,87 mil pessoas | R$ 1,14 milhões | 187,82 mil pessoas | R$ 3,98 milhões | 2 semanas |
6º lugar | Código Alarum (Imagem Filmes) | 31,49 mil pessoas | R$ 745,98 mil | 31,49 mil pessoas | R$ 745,98 mil | ESTREIA DA SEMANA |
7º lugar | Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney) | 22,05 mil pessoas | R$ 478,73 mil | 2,99 milhões | R$ 62,42 milhões | 8 semanas |
8º lugar | Desconhecidos (Paris Filmes) | 20,50 mil pessoas | R$ 488,34 mil | 20,50 mil pessoas | R$ 488,34 mil | ESTREIA DA SEMANA |
9º lugar | Novocaine – À Prova de Dor (Paramount) | 19,20 mil pessoas | R$ 444,87 mil | 94,53 mil pessoas | R$ 2,03 milhões | 2 semanas |
10º lugar | Dia Daqueles, Um (Sony) | 12,63 mil pessoas | R$ 310,98 mil | 12,63 mil pessoas | R$ 310,98 mil | ESTREIA DA SEMANA |
Números totais do período | 1,92 milhões de pessoas | R$ 43,22 milhões |
* Sessões de pré-estreia na quarta-feira