Em Eli Roth: History of Horror, o apresentador Eli Roth recebe uma série de convidados especiais para contarem um pouco das suas experiências com produções do gênero e para falarem sobre inspirações e dificuldades do passado e da atualidade.
No seriado que vai ao ar no canal AMC, cada episódio mostra aos espectadores como o terror evoluiu através dos anos, impactando a sociedade e porque fãs leais continuam viciados em sentir medo.
No episódio de estreia do terceiro ano, intitulado como 3×01 – Sequências, Roth recebe convidados mais que especiais para falar do retorno de franquias consagradas do terror.
Temos personalidades como Diablo Cody, Don Mancini, Greg Nicotero, Jennifer Tilly, Edgar Wright, Rob Zombie, entre outros, no programa onde eles dão depoimentos sobre a popularidade das continuações e em como as produções se enraizam na cultura pop.
E em bate-papo com o site, Roth comenta um pouco sobre o que esperar do novo ano e outras curiosidades.
Para o terceiro ano, as expectativas de Roth estão lá em cima. O apresentador comenta “Eu amo mergulhar de cabeça no terror, e nós temos um incrível elenco com pessoas incríveis como Jamie Lee Curtis e Cate Blanchett. É impressionante saber o quão fã de terror ela [Blanchett] é.”
As novidades do terceiro ano não param também. Roth comenta “E muito dos favoritos dos fãs estão de volta, como Quentin Tarantino, Rob Zombie, Edgar Wright, Joe Hill, Greg Nicotero… ainda teremos convidados novos como Gigi Saul Guerrero and Lex Scott Davis. O terceiro ano vai ser uma mistura fantástica.”
Perguntado sobre o que ele acha sobre filmes de terror e franquias serem tão populares, Roth responde:
“Enquanto houver medo no mundo as pessoas vão precisar de um jeito para gritar. Os filmes de terror são o lugar de fazermos isso sem serem taxados de covardes. Todos nós temos medos, e especialmente agora, e nós precisamos soltar para fora. E na medida que as coisas pioram, e novos medos surgem, os filmes conseguem refletir isso. Eles são importantes para nós.”
E sobre essas figuras icônicas do terror como Michael Myers da franquia Halloween, Chucky que são destaques nos filmes, Roth responde por que ele acha que esses personagens são tão relacionáveis para tanta gente.
O apresentador diz “Nós todos temos um lado monstruosos. E desde Frankenstein, Dracula, ou até mesmo indo mais longe lá nos Contos dos Irmãos Grimm, sempre teve monstros para nos mostrarem as piores partes de nós mesmos. Todos os grandes monstros mostram uma grande veracidade, um lado que é uma parte de nós que não queremos admitir ou tentamos manter trancados. Deixar o monstro vagar é como deixar parte de nossa psique sair. Os assassinos agem por puro id – sem julgamento, sem pensamento, eles apenas agem por impulso. De certa forma, todos gostaríamos de poder nos comportar dessa maneira.”
Perguntado se ele tem algum easter-egg ou alguma referência de terror favorita, Roth comentou “Boa pergunta. Eu gosto das referências para Os Três Patetas em Evil Dead, que sempre me deixa impressionado. Eu não sabia que dava para misturas essas duas coisas.”
E Roth também comenta o motivo que filmes de terror são tão importantes para ele.
“Eu amo todo tipo de filme, mas de verdade, filmes de terror tem todo um espaço no meu coração. Não tem nada como ser assustado por 1 hora e 30 min e depois aquela incrível sensação de alívio quando o filme termina. É muito difícil ser original ou assustador… mas quando os filmes conseguem fazer isso é uma emoção incrível. E nessas horas precisamos gritar e é ótimo ter um lugar seguro para fazer isso com outras pessoas sem sermos julgados. Faz você se sentir como se não fosse o único no planeta se sentindo assim.”
E um gostosinho especial do que vem por aí nos próximos episódios do terceiro ano.
No episódio 3×02 – Infecções, Eli Roth recebe Quentin Tarantino e Gigi Saul Guerrero para falarem como a pandemia foi uma surpresa para alguns e como os filmes de terror soaram o alarme por décadas. Já no 3×03 – Psychics, Roth recebe Stephen King, Cate Blanchett e Mike Flanagan para falarem sobre como poderes psíquicos podem ser contados maneiras novas e emocionantes.
Eli Roth’s History of Horror passa toda quinta às 23h55 no canal AMC.