Com fusões por acontecer, gastos milionários por episódio, uma planilha de produções com horas mais vistas que circula toda semana… A grande batalha de 2022 não vai ser quem vai conseguir chegar em 1 bilhão em bilheteria global, e sim, de quanto engajamento as duas super produções do ano vão trazer de retorno para suas respectivas plataformas de streaming.
Na briga entre o spin-off de Game Of Thrones, intitulado Casa Do Dragão (10 episódios a partir de domingo, 21 de agosto, HBO Max) e a série Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (8 episódios a partir de quinta-feira, 1º de setembro, Prime Video), alguém tem que sair vencedor, certo? E que seja o fã, claro. Mas pelo visto parece que uma delas tem uma ligeira diferença.
Com a estreia iminente de Casa do Dragão, as primeiras reações oficiais completas saem na sexta-feira 19, para a estreia no dia 21, e a antecipação de Os Anéis de Poder com 2 episódios em sua estreia, perguntas sobre essas duas mega, épicas, produções de fantasia que vão pipocar nos próximos dias nos sites, nas redes sociais, e tudo mais. Devem ser as mesmas que pipocam na cabeça do time de executivos de ambas produções há meses.
As críticas vão ser positivas? Os portais especializados em coberturas dos seriados, não gente que vai para tirar foto em evento, vão falar bem ou mal? Qual das duas vai se sair melhor na aprovação no Rotten Tomatoes? E principalmente, qual delas vai ter maior audiência e vai ter mais horas vistas no ranking da Nielsen?
E para os fãs quem vai se sair melhor em criar, adaptar, e nos fazer embarcar nesses novos (e caríssimos) mundos? Qual dessas duas produções vai gerar um maior burburinho nas redes sociais e principalmente quando estiverem com suas exibições simultâneas? Há espaço para duas atrações gigantes assim co-existirem?
Para o fandom, talvez, mas para o público comum acho difícil, as duas produções terem o mesmo impacto, ao mesmo, com um maior número de pessoas.
Uma delas parece que tem uma ligeira vantagem quando se trata de uma determinada análise.
Por exemplo, ambas as produções foram para a convenção da San Diego Comic Con em Julho e ambas tiveram novos trailers exibidos por lá. No canal do YouTube da série da HBO, o trailer exibido no evento que foi disponibilizado on-line gerou 1,8 milhão de visualizações, já o da série do Prime Video, no mesmo evento teve 11 milhões de visualizações.
Claro, a série dos dragões teve mais trailers (um inclusive lançado 1 mês atrás com 18 milhões de views), mas nada se compara ao primeiro teaser de Os Anéis de Poder com 31 milhões de visualizações lançados há 6 meses.
Mas se parece que tem mais gente vendo os trailers da série do Senhor dos Anéis do que do spin-off de Game Of Thrones, em outra métrica, no Google, em uma busca rápida na área de Trends, o interesse pela segunda, em todo mundo, nos últimos meses tem se mantido na frente do concorrente.
Seja o poder dos fãs de J.R.R. Tolkien, ou dos filmes anteriores, ou ainda a fan-base desacreditada por conta dos eventos da série principal e como o destino de alguns personagens foram desenvolvidos, ambas as plataformas tem muito a ganhar (e perder) caso o embate prejudique mais do que ajude umas as outras.
Com valores de episódios de Os Anéis de Poder na casa dos US$ 460 milhões no primeiro ano* e de episódios de A Casa do Dragão custando mais de US$ 200 milhões no primeiro ano, ambas as plataformas precisam que essas séries garantem sucesso. E talvez essa competição agrade os fãs, que durante algumas semanas do ano nos meses de setembro e outubro, vão ter duas produções de peso, ao mesmo tempo exibidas em suas telinhas para valer a assinatura.
Mas até lá os questionamentos são válidos, afinal, quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou morre. Não há meio-termo. E só uma pessoa senta no cobiçado lugar não, é mesmo?