Efeitos práticos para uma bruxa prática. Ela quer seus poderes de volta!
Em Agatha Desde Sempre, a missão número 1 da bruxa Agatha Harkness (Kathryn Hahn) é ganhar seus poderes de volta depois de Wanda a venceu em um duelo nos momentos finais de WandaVision e a prendeu novamente no limbo de Westview como a persona de Agnes, a vizinha intrometida.
3 anos se passaram até que Agatha cruza caminho com um suspeito adolescente gótico (Joe Locke) que diz que pode, e vai, a ajudar a se libertar desse feitiço. O interesse de Agatha é despertado quando ele implora que ela o leve para o lendário Caminho das Bruxas, um desafio mágico de provações que recompensará a bruxa sobrevivente com o que lhe falta. Juntos, Agatha e esse misterioso jovem reúnem um coven desesperado e partem para o caminho.
E para os produtores da atração, criar o tal do Caminho das Bruxas de forma prática era fundamental para fazer a mágica do seriado acontecer. Durante um bate-papo com a showrunner, diretora e produtora executiva Jac Schaeffer, com a produtora Mary Livanos e com o produtor e ainda Chefe da divisão de TV & Streaming na Marvel Studios, o executivo Brad Winderbaum descobrimos todos os segredos dos bastidores da produção do Caminho das Bruxas.
Preparados? Basta cantar para cair de cabeça dentro do mundo de Agatha Desde Sempre.
Down, down
Down the road
Down the witches road
Para a produtora Mary Livanos, a grande graça de Agatha Desde Sempre é que segue uma trajetória que foi vista em WandaVision, mas a atração também segue sua própria jornada dentro do MCU.
“Bem, tal como a WandaVision, [Agatha Desde Sempre] é um conjunto de
tons diferentes, o que é fantástico. Sabe, nós dizemos que [é um seriado] com música, mas não é um musical. Tem um pouco de drama, mas não é uma série de drama. Tem comédia, mas não é uma série de comédia. É tudo isso, e mais um pouco.” define a executiva.
“E tudo isso quem deu início foi Hann que realmente incorporou tudo isso lá em Wandavision. E como foi em WandaVision [o seriado] tem uma qualidade interativa muito divertida. E agora, nós fizemos tudo de forma prática. Nós tentamos replicar a era de Ouro dos filmes em Hollywood, assim como fizemos em WandaVision, mas dessa vez focamos na fantasia e no terror. Então, nós estamos utilizamos miniaturas, backdrops, muitos efeitos práticos muito legais. E muita maquiagem. Tudo para fazer esse mundo mágico ser o mais real possível para a audiência.” diz ela.
A produtora comenta que muita das ideias tiveram que ser apresentadas e depois batalhadas para o time de produção conseguir aprovação.
“Quero dar uma salva de palmas para o Dan Sudick e seu time. Ele é o chefe de Efeitos Visuais em basicamente todo seriado da Marvel e trabalhou com a gente em WandaVision. Nós achamos que ele iria se sentir meio entediado no set do nosso seriado, mas nós ficamos encantada quando descobrimos que ele aprendeu tudo que sabe com o time que fez a série da A Feiticeira (a sitcom dos anos 60 que inspirou episódios em Wandavision) e ficou muito empolgado para fazer todo tipo de magia de forma prática no seriado.” com a produtora.
“Temos alguns efeitos práticos realmente enormes pelos quais lutamos,
especialmente Jac [Schaeffer showrunner e produtora], lutamos para conseguir. E quando eles funcionam, eles realmente funcionam. Acho que todos nós ficamos chocados com a magnitude de alguns desses efeitos.” finaliza ela.
Já Schaeffer comenta: “Nós íamos para reuniões e ele ficava: “Bem, lá em Jumanji…” e eu: “Gente pára tudo!. Esse homem fez Jumanji. O quão legal é isso?” brinca ela.
“Eu diria que optarmos por efeitos práticos, é meio que irmos para um caminho mais básico, mas também muito gigante, tipo eu sou muito fã de transformações físicas em histórias. E nós temos essas bruxas aqui que elas ficam sujas, elas ficam molhadas, elas ficam cicatrizes, elas ficam arranhadas. E todas elas foram muito parceira por que boa parte disso foi real. Tipo não tivemos que adicionar sangue falso ou lama digitalmente. Tipo, essas maravilhosas aqui se bagunçaram para valer. “ comenta a executiva.
Já para Winderbaum, uma das coisas favoritas sobre a atração é a Marvel Studios ter apostado nos efeitos práticos. Ele comenta: “Uma das minhas coisas favoritas em Agatha Desde Sempre é que quase zero efeitos especiais. Quase todo efeito especial é feito de forma prática. As bruxas voando nas vassouras, a ambientação mágica, o Caminho das Bruxas, os desafios, os monstros que elas interagem, as criaturas que estão na estrada, o fogo, tudo, tudo foi feito com efeitos que poderíamos fazer antes de 1989.”
Já Schaeffer comenta: “Nossa decisão de fazer o Caminho das Bruxas inteiramente de forma prática nos obrigou a termos que construir a estrada em etapas. Nós não gravamos cenas externas. Nós não gravamos na floresta com árvores reais. Nós fizemos todas as nossas árvores. Então mantivemos essa sensação um pouco surreal das coisas.”
Livanos completa a colega: “Foi uma mudança de tom para a Marvel ter um set que era totalmente em 360 graus, onde os atores poderiam ver a distância que a casa em miniatura que eles estavam e depois no dia seguinte ver a casa, montada, no tamanho real. Ajudava-os a entender a visão do seriado e isso adicionava uma coisa incrível e uma magia intangível para o processo de gravarmos a atração que ajudava todo mundo do time de produção para o elenco.”
A executiva finaliza. “Nós optamos pelos efeitos práticos então não tivemos quase nada de CGI [computer-generated imagery] efeitos visuais. De certa forma, Agatha perdeu sua magia roxa, então nada mais justo que a série perdesse seus efeitos visuais também.”
Na trama de Agatha Desde Sempre, a infame Agatha Harkness se encontra deprimida e sem poderes, até que um suspeito adolescente gótico a ajuda a se libertar de um feitiço distorcido. O interesse de Agatha é despertado quando o jovem implora que ela o leve para o lendário Caminho das Bruxas, um desafio mágico de provações que recompensará a bruxa sobrevivente com o que lhe falta. Juntos, Agatha e esse misterioso jovem, reúnem um coven desesperado e partem para o Caminho.
No elenco temos Kathryn Hahn, Joe Locke, Sasheer Zamata, Ali Ahn, Paul Adelstein, Emma Caulfield, Debra Jo Rupp, com Patti LuPone e Aubrey Plaza.
Agatha Desde Sempre chega com dois episódios iniciais em 18 de setembro e depois episódios semanais todas as quartas-feiras.