A Academy of Motion Picture Arts and Sciences anunciou hoje (23) os indicados ao Oscar para a edição 2024.
E claro que tivemos muita gente boa indicada, mas também tivemos muita gente boa que ficou de fora. Com muitos bons lançamentos, as categorias, principalmente as de atuação ficaram bastante disputadas.
Alguns atores super veteranos e que entregam bons trabalhos ficaram de fora da lista final. É o caso de Leonardo DiCaprio por Assassinos da Lua das Flores, Julianne Moore por Segredos de Um Escândalo, Penélope Cruz por Ferrari e Margot Robbie por Barbie.
Mas tivemos outras surpresas também por aí. Como America Ferrera por Barbie em Coadjuvante, Colman Domingo por Rustin em Melhor Ator, e as indicações duplas das protagonistas de NYAD.
Confira nossa lista com surpresas, esnobadas, e curiosidades nas indicações ao Oscar.
Os indicados ao Oscar 2024; confira a lista
As surpresas
A maior surpresa para mim, particularmente, foi com Barbie. E as surpresas meio que se mesclam com as esnobadas. Depois de ganhar diversas indicações, o longa conseguiu indicação para uma das melhores personagens e atuações do filme: America Ferrera.
A atriz não apareceu em muitas listas, mas a campanha foi fundamental e a atriz ganhou uma indicação em Atriz Coadjuvante. É uma das mais disputadas do ano, mesmo que tenha uma favorita já.
Outra surpresa bacana foi ver o ator Mark Ruffalo garantir uma indicação por Pobres Criaturas. O ator está incrível no papel de um advogado canastrão que guia Bella (Emma Stone) em uma jornada de auto-descoberta. Na mesma categoria, Sterling K. Brown também foi lembrado pela atuação em American Fiction que realmente fez valer o prêmio do público e se materializou com boas indicações.
Diferentemente de Saltburn, do mesmo estúdio, que não foi indicado para nada. E sobre não ser indicado para nada, uma surpresa interessante foi que os membros da ala dos atores na Academia não caíram no bait de Segredos de Um Escândalo e não indicaram o ator Charles Melton.
Falando em Oscars baits…Outra surpresa foram as indicações do filme NYAD nas categorias de atuação. Claramente Annette Bening e Jodie Foster são excelentes, mas essas indicações pelo fraco filme (um Oscar bait daqueles) vamos considerar pela carreira das duas atrizes né? É quinta indicação de Bening ao Oscar e um nome que não estava muito cotado nas listas.
Os diretores Justine Triet (Anatomia de Uma Queda) e Jonathan Glazer (Zona de Interesse) implicaram indicações em Melhor Direção. E os dois filmes foram indicados em Melhor Filme.
Já Zona de Interesse também recebeu indicação em Melhor Filme Internacional. Segundo a Academia é a primeira vez na história que dois filmes classificados como “estrangeiros” estão na lista de indicados para Melhor Filme (via Deadline).
Outra curiosidade é que pela primeira vez três filmes dirigidos por mulheres foram indicados na categoria de Melhor Filme: Vidas Passadas (Celine Song), Barbie (Greta Gerwig) e Anatomia de Uma Queda (Justine Triet).
A última vez que isso aconteceu, de termos mais de um filme dirigido por uma mulher estar na lista de Melhor Filme, foi lá em 2021. Naquele ano, tivemos 2 filmes na categoria, com o vencedor de Melhor Filme No Ritmo do Coração (CODA) de Siân Heder e Ataque dos Cães de Jane Campion.
Já o compositor John Williams se tornou a pessoa viva mais indicada ao Oscar. Ele tem 91 anos, possui 54 indicações no total, e em 2024 foi indicado por Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Williams só fica atrás de Walt Disney (falecido em 1966) que recebeu na vida 59 indicações e ganhou 22 vezes.
Já Martin Scorsese se tornou o diretor vivo mais indicado da história do Oscar. Com a indicação por Assassinos da Lua das Flores, 10 indicações no total. Scorsese está atrás apenas de William Wyler com 12. O diretor ultrapassou Steven Spielberg que segue com 9 indicações.
Outro fator curioso é que Emma Stone (pelo filme Pobres Criaturas) se tornou a segunda mulher na história do Oscar a ser indicada em Melhor Filme como produtora e também em Melhor Atriz no mesmo ano.
A primeira vez que isso aconteceu foi em 2020 com a atriz Frances McDormand com o filme Nomadland. E curiosamente os dois filmes são da produtora Searchlight, da Walt Disney Company. A veterana fez história e levou nas duas categorias. E talvez por isso que a não indicação de Margot Robbie em Melhor Atriz tenha sido tão marcante. A atriz também consta como produtora de Barbie.
As esnobadas
Bem as maiores esnobadas ficaram com as Gretas. Greta Lee em Melhor Atriz e Greta Gerwig em Melhor Direção.
O trabalho de Celine Song na direção de Vidas Passadas também foi esquecido.
Outra esnobada foi com o filme Todos Nós Desconhecidos que não implacou nenhuma indicação. Nem para Andrew Scott (Melhor Filme), nem para Claire Foy (Coadjuvante) e nem em Roteiro Adaptado para Andrew Haigh que eram as categorias que o filme tinha mais chance.
O mesmo vale para Saltburn que foi bem lembrado no BAFTAs mas aqui no Oscar não materializou nada. Nem para Barry Keoghan, nem para Emerald Fennell, nem nas categorias técnicas.
Julianne Moore por Segredos de Um Escândalo também merecia uma indicação pois a atriz é a melhor coisa que sai do filme. Mas o longa foi lembrado em Roteiro.
Ainda sobre roteiro, Assassinos da Lua das Flores foi esnobadissimo em Melhor Roteiro adaptado.
Outras esnobadas grandes: Leonardo DiCaprio por Assassinos da Lua das Flores, Julia Michaels em Melhor Música com This Wish por Wish: O Poder dos Desejos, e Dua Lipa por Dance The Night de Barbie em Melhor Música.