Depois dos principais festivais internacionais realizarem suas edições em 2024, como Veneza, Telluride e Toronto, quais filmes estão em alta e quais filmes que devem movimentar a temporada de premiação 2024-2025?
Dos longas que passaram em Cannes, no começo do ano, como Anora (Universal Pictures/NEON), Emilia Pérez (Paris Filmes/Netflix) e O Aprendiz (Diamond Filmes/Briarcliff Entertainment) para os queridinhos do público e da bilheteria como Divertida Mente 2 (Disney) e Meu Malvado Favorito 4 (Universal Pictures) até alguns filmes que ainda vão estrear e que devem bagunçar ainda mais a temporada de premiação como Gladiador 2 (Paramount Pictures)e Blitz (AppleTV+), as campanhas na temporada serão fundamentais para vermos que vai encaminhar para a temporada e tentar garantir não só indicações nos principais prêmios e no cobiçado Oscar.
São praticamente 6 meses até a premiação máxima em Hollywood, mas quem saiu em alta nos principais festivais até agora?
De Cannes para …
O grande vencedor da Palma de Ouro, o drama Anora, do diretor Sean Baker se mostra um grande competidor ainda e tem ganhado força depois de passar por outros festivais.
A atuação de Mikey Madison é o grande destaque. No longa Madison interpreta Anora, uma stripper do Brooklyn que conhece e se casa com o filho de um oligarca russo. Assim que a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de seu marido partem para Nova York para anular o casamento.
Quando chega nos cinemas nacionais? Anora está programado para estrear na edição 2024 da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e chega em 31 de outubro em todo o circuito nacional.
O festival ainda teve a pré-estreia do polêmico O Aprendiz, do diretor Ali Abbasi, e que o trabalho de atuação de Sebastian Stan como o político Donald Trump e do ator Jeremy Strong como o advogado Roy Cohn são os destaques. Teve ameaças com processo, teve ação legal, mas o filme passou nos principais festivais na América do Norte e com a estreia perto das eleições americanas em Novembro deve dar o que falar.
Em O Aprendiz, temos a história de como o jovem Donald Trump iniciou seu negócio imobiliário por meio de uma barganha com o influente advogado e mediador político Roy Cohn. Maria Bakalova estrela também como Ivana Trump.
Quando chega nos cinemas nacionais? O Aprendiz está programado para fazer pré-estreia na edição 2024 do Festival do Rio e depois chega em 17 de outubro em todo o circuito nacional.
Outro filme que passou feito um furação por Cannes e que serve como a aposta da França para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional, mas que parece que vai quebrar a barreira, é o drama, musical Emilia Pérez.
Vencedor de dois prêmios no Festival francês com Melhor Interpretação Feminina, para o quarteto Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz e também o Prêmio do Júri, o longa do diretor Jacques Audiard se passa no México, nos dias atuais, e acompanha a advogada Rita (Saldaña) que recebe uma oferta inesperada. Ela precisa ajudar um temido chefe de cartel a se aposentar de seus negócios e desaparecer para sempre, tornando-se a mulher que ele sempre sonhou ser.
Quando chega nos cinemas nacionais? Emilia Pérez está programado para fazer pré-estreia na edição 2024 do Festival do Rio e depois chega em 05 de fevereiro de 2025 em todo o circuito nacional.
De Veneza para….
O Festival italiano também seja o ponto de partida da temporada e que finca a presença da Europa no cenário cinematográfico mundial.
Vencer o Leão de Ouro colocou o O Quarto Ao Lado no mapa na temporada e não só para o diretor Pedro Almodóvar (em seu primeiro filme de língua inglesa), mas também para as atrizes Tilda Swinton e Julianne Moore que devem pipoca nas categorias de atuação.
Baseado no livro O Que Você Está Enfrentando, de Sigrid Nunez, o longa conta a história de duas amigas, Martha (Tilda Swinton) e Ingrid (Julianne Moore), que se reencontram após anos de afastamento e revivem lembranças do passado durante momento desafiador para uma delas.
Quando chega nos cinemas nacionais? A Warner Bros. que lança o longa no Brasil terá sessões do filme no Festival do Rio 2024, e O Quarto Ao Lado chega em 24 de outubro nos cinemas nacionais.
Outro destaque de Veneza ficou com o nacional Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles.
O filme levou Melhor Roteiro e a atuação de Fernanda Torres tem sido elogiadíssima.
A trama se passa no Rio de Janeiro, no início dos anos 70, onde o país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Na trama, acompanhamos uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos, que vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice , cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas , é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.
Quando chega nos cinemas nacionais? A Sony Pictures fará sessões de pré-estreia de Ainda Estou Aqui na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e depois lança o longa nos cinemas nacionais em 07 de novembro.
É a aposta do Brasil para a categoria de Melhor Filme Internacional.
Outro filme que ganhou momento em Veneza foi The Brutalist que levou o Leão de Prata e deu Melhor Direção para Brady Corbet. Com 3 horas e 15 minutos de duração (com intervalo entre a duas partes, conforme reporta a imprensa americana), o filme promete ser uma das grandes apostas da A24 que lança o longa nos EUA e da Focus Features que lança o filme em outros países (no Brasil os direitos estão com a Universal Pictures).
O festival ainda colocou no mapa dois filmes que podem dar as caras nas listas de final de semana e também do Oscar. O primeiro é Babybirl que o Prêmio de Melhor Atriz, a Copa Volpi para Nicole Kidman. Da diretora Halina Reijn, o longa acompanha uma poderosa CEO que tem um caso com um estagiário muitos anos mais jovem que ela. Chega nos cinemas nacionais em Janeiro de 2025.
Já o segundo é September 5 estrelado por Peter Sarsgaard e John Magaro vai acompanhar os bastidores na sala de controle do canal ABC Sports enquanto o grupo de profissionais enquanto eles cobriam o primeiro ato de terrorismo que foi televisionado quando um grupo faz refém toda a equipe olímpica israelense em Munique. A Paramount Pictures lança o longa em janeiro de 2025, por aqui.
E vindo do Festival italiano temos ainda, os dramas Maria Callas e Queer. Maria Callas é estrelado por Angelina Jolie como a cantora de Ópera Maria Callas e tem direção de Pablo Larraín. O longa vai contar a história tumultuada e trágica da vida da maior cantora de ópera do mundo, revivida e reimaginada durante seus últimos dias na Paris dos anos 1970.
No Brasil, o filme será a abertura da edição 2024 da Mostra Internacional de Filmes de São Paulo e será lançado nos cinemas pela Diamond Filmes. Sem previsão de estreia no momento no circuito nacional.
Queer, do diretor Luca Guadagnio, também passou pelo festival italiano e é descrito como uma das melhores atuações da carreira de Daniel Craig. Na trama, um expatriado americano chamado Bill Lee narra sua vida na Cidade do México enquanto ele conhece um jovem chamado Allerton, um militar da Marinha dos EUA, recentemente dispensado de Jacksonville, Flórida. É baseado no livro de William S. Burroughs. No Brasil, o filme não foi selecionado ainda para nenhum festival ou tem distribuição anunciada por aqui.
De Toronto e Telluride para….
Podemos considerar o Festival de Telluride, um festival pop-up, afinal, são poucos dias e basicamente entre Veneza e Toronto, mas a importância é gigante por conta de ser nos EUA. E de lá que acontecem diversas pré-estreias mundiais também.
Em Telluride que o longa Conclave fez a primeira exibição com excelentes críticas. Do diretor Edward Berger, o longa é estrelado por Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rosselini.
Após a morte inesperada do atual pontífice, o Cardeal Lawrence é encarregado de conduzir processo confidencial de escolha de um novo Papa. Os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção, cada um com suas próprias ambições. Lawrence se vê no centro de uma conspiração, desvendando segredos que ameaçam não apenas sua fé, mas também as fundações da Igreja.
O longa tem ganhado força na temporada. E, hoje mesmo, foi anunciado com o filme de encerramento do Festival do Rio pela Diamond que lança o longa no Brasil em janeiro de 2025.
E outro filme que deu as caras em Telluride e tem ganhado força na temporada é a comédia Saturday Night que vai recriar os eventos do primeiro episódio do humorístico Saturday Night Live e os bastidores descritos como caóticos durante os 90 minutos que antecederam a primeira transmissão do programa.
O diretor Jason Reitman talvez tenha mais chances de ver o filme decolar na categoria de Melhor Roteiro, mas o elenco de comediantes reunidos aqui é de chamar atenção. Fará pré-estreia no Brasil na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Sem previsão de estreia no circuito nacional.
Ainda não estrearam, mas podem dar as caras sim!
Entre os filmes que podem dar as caras na temporada de premiação, mas que ainda não estrearam para entrarem em listas são Gladiador 2 do diretor Ridley Scott que a Paramount Pictures lança em Novembro.
Com um elenco estrelado, o longa é o retorno para a luta de poder, intriga e vingança ambientada novamente na Roma Antiga. Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus, Lucius (Paul Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois que seu lar é conquistado pelos imperadores tirânicos que agora comandam Roma com mão de ferro. Com a raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para o seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória ao povo romano.
No elenco temos também Pedro Pascal, Joseph Quinn, Connie Nielsen e Denzel Washington.
O longa Um Completo Desconhecido, do diretor James Mangold e estreado por Timothée Chalamet vai contar a história do cantor Bob Dylan. A Searchlight Pictures não colocou o filme em nenhum festival internacional, mas o longa chega em Dezembro nos cinemas americanos.
E também temos o longa Blitz do diretor Steve McQueen e que fará parte da programação do Festival de Londres. Acompanha a jornada épica de George (Elliott Heffernan), um garoto de 9 anos que vive em Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Sua mãe Rita (Saoirse Ronan) o envia para o interior da Inglaterra para ficar em segurança. Determinado a voltar para casa de sua mãe e seu avô Gerald (Paul Weller), ele parte em uma aventura encontrando uma série de perigos.
Chega na plataforma do AppleTV+ em Novembro.
Se tivéssemos que apostar em 10 filmes para serem indicados ao Oscar, hoje, 27 de setembro, a nossa lista seria essa:
- Anora (Universal Pictures)
- Blitz (AppleTV+)
- Conclave (Diamond)
- Duna: Parte 2 (Warner)
- Emilia Pérez (Paris Filmes)
- O Quarto Ao Lado (Warner)
- Um Completo Desconhecido (Searchlight)
- Queer (TBA)
- The Brutalist (Universal Pictures)
- September 5 (Paramount)