Depois da controversa 3ª temporada, que já era meio que desnecessária para o desenvolvimento da série, eis que temos uma 4ª temporada ainda pior, e 13 Reasons Why (Os 13 Porquês) parece querer enterrar tudo o que fez até aqui. Clay (Dylan Minnette) se tornou algo quase irreconhecível…
ALERTA DE SPOILER!
Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme.
Continue a ler por sua conta e risco.
Logo em seu primeiro episódio 4×01 – Winter Break a série demonstra estar mais do que perdida nos caminhos que deve levar suas tramas e seus personagens. Monty (Timothy Granaderos) aqui virou o ponto chave para ter seu nome limpo e sua moral recuperada, o que tudo bem não ser ruim, mas ele e Bryce (Justin Prentice) aprontaram de tudo e a série quer elevar os personagens, mas acaba fazendo isso quase destruindo Clay.
Ao longo da temporada vemos Clay sofrer de síndrome do pânico e ter várias crises de ansiedade, enquanto tenta lidar com ameaças vindas do celular de Monty que garante que ele não é o assassino de Bryce e que merece ter sua memória limpa. Ao invés dele confiar nas pessoas ao seu redor, como Ani (Grace Saif) e Justin (Brandon Flynn), ele guarda segredos e vai perdendo a linha com tudo e todos.
No desenrolar da temporada vamos vendo as medidas de seguranças que o Diretor Bolan (Steven Weber) instaurou está apenas piorando o caos dos alunos perante a permanência dos policiais dentro das instalações da escola. A presença deles e a forma de manter a segurança, trouxe dois episódios bem intensos, onde em 4×06 – Thursday e 4×08 – Acceptance/Rejection, colocaram os alunos em seus limites, já que criaram uma simulação de atentado, e depois os colocaram para enfrentar em protesto a polícia.
E no fim das contas, ninguém saiu perdendo ou ganhando nisso. Clay ainda descobriu que todos os pais e membros da escola estão monitorando seus celulares, então sua mente só vai ficando mais complicada de assimilar e pensar mais assertivamente nas coisas. E é o papel de Dr. Ellman (Gary Sinise) que visam colocar a mente de Clay no lugar, e a série perde bastante tempo nisso, para depois nos mostrar que ele tem tido algo como uma dupla personalidade, que vem boicotando a todos.
A união da temporada de 13 Reasons Why acabou ficando com Estela (Inde Navarrette) irmã de Monty, Winston (Deaken Bluman) que teve um caso com o rapaz, e Diego (Jan Luis Castellanos) que via nele um ídolo que o tirou de um ponto comum. Os trẽs conseguem mexer na mente de todos os outros, e até Zach (Ross Butler) entra na briga para poder proteger a todos.
Tirando essa parte central do drama de Clay, a série buscou desenvolver as relações e vidas de todos os outros personagens…
Jess (Alisha Boe) ficou perdida após tudo o que aconteceu e confiou em Bolan sobre o projeto de segurança da escola, mas no desenrolar foi perdendo sua voz, e ela precisou de Clay, Estela e Ani para enxergar isso e tomar novamente as rédeas de sua vida. Ani também sofreu, foi condenada e teve que se redescobrir, principalmente quanto a relação dela com Clay, onde eles fortaleceram amizade deles.
Tyler (David Druid) teve que se reencontrar e mostrar aos amigos que mudou e que isso só aconteceu por conta deles. O roteiro ainda tentou mostrar ele envolvido com armas, mas ele estava sendo informante da polícia, além de retratá-las em fotos mostrando sua beleza e o medo que ela pode causar. Tony (Christian Navarro) e Clay foram importantes nesse desenvolvimento, e Tony também teve seus momentos, mas conseguiu se redimir com os sonhos de seu pai e traçar o seu caminho para se tornar um lutador.
Alex (Miles Heizer) reencontrou sua vida e se aceitou homossexual, teve um momento com Winston, mas foi em Charlie (Tyler Barnhardt) que ele teve o amor que precisava para seguir sua vida deixando os traumas para trás. Seus pais os aceitaram, e ainda fizeram diversas piadas com as situações.
Justin é quem não teve um final feliz… Seus anos nas ruas o deixou sequelas e mesmo com o tratamento das drogas, aos poucos nos episódios vimos manchas roxas por seu corpo, e no último instante uma consequência. Sua morte por conta da AIDS/HIV, que ele nunca soube ter contraído nos anos que foi garoto de programa nas ruas e nas trocas de seringas para o uso da heroína.
E no fim 13 Reasons Why se despede de todos enterrando todo o drama, quando a Sra. Baker manda as fitas de Hannah (Katherine Langford) que estavam com a polícia para Tony e Clay, que une todos os personagens e assim há uma despedida e o enterro da série.
13 Reasons Why sempre alertou sobre gatilhos para suicídio e outras coisas e até que pode ter tido lá seus momentos nas temporadas anteriores. Mas em sua 3ª temporada e aqui na 4ª temporada, a busca em redimir seus personagens “vilões” deixou muito a desejar. Acho que a conclusão do 2º ano foi bom, mas se estivesse encerrado em uma temporada só já teria sido suficiente.
Todos os episódios de 13 Reasons Why estão disponíveis na Netflix.